Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles -
Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa

 Gaita-de-fole   |   Sócios   |   Actividades |   Notícias   |   Escola de Gaitas   |   Comprar   |   Orquestra de F.Documentos | Links | Contactos

« Principal « Comprar
.
 
Dúvidas?
Faça-nos chegar as suas questões em
contacto@gaitadefoles.net
  Dicas
Preços e encomendas: quanto pode custar?

Não posso comprar uma Gaita imediatamente?

Quanto tempo demora a construir uma gaita-de-fole? (quero tê-la já!)

Como posso saber se uma gaita-de-fole é de boa qualidade?

Alguns truques para avaliar a qualidade.
 
     
Artesãos
Uma breve lista de construtores de vários modelos de Gaitas-de-fole. »
Espaco.jpg (632 bytes)

Comprar
Dicas úteis na compra de uma Gaita-de-fole


Preços e encomendas: quanto pode custar?

Uma Gaita-de-fole razoável ronda os 600 a 800 euros (as mais baratas) e entre 1000 a 2000 euros (as mais caras).
O preço final depende das madeiras (tropicais ou europeias, etc) e outros materiais escolhidos (anéis de madeira, plástico, metal, corno e até prata, por vezes), material do fole (gore-tex, pele, etc). Qualquer Gaita-de-fole que custe menos de 500 euros tem de ser cuidadosamente avaliada; geralmente são instrumentos de fraca qualidade, produzidos em série, que são abandonados mais tarde, para comprar um instrumento bom - o que faz com que se acabe por gastar mais dinheiro.
No entanto, o inverso também pode ser verdade: um instrumento caro não é garantia de qualidade. Por isso, não se guie pelos preços mais altos na altura de comprar uma Gaita-de-fole.

Não posso comprar uma Gaita imediatamente?

Em geral, não é recomendável comprar uma Gaita-de-fole numa loja.
A sua qualidade é duvidosa e o estado de conservação raramente é bom, sobretudo se forem compradas a um fabricante que as produz em série, com materiais de baixa qualidade e sem grande cuidado com os detalhes da afinação e acabamentos do instrumento.
O uso de um instrumento de baixa qualidade prejudica a aprendizagem e dá muitas dores de cabeça, pois torna-se mais difícil mantê-lo bem afinado e com um bom som.
Um bom gaiteiro consegue fazê-lo, mas com muito mais trabalho e dispêndio de tempo e paciência.
O ideal é encomendá-la a um artesão especializado; a qualidade será muito boa, os preços geralmente são acessíveis e podem escolher-se com mais detalhe os materiais e características do instrumento. Para além disso, existe sempre a vantagem do "atendimento personalizado"; a maior parte dos artesãos, por norma, fazem reparações ou trocam peças de forma gratuita, caso se verifique algum defeito de construção.

Quanto tempo demora a construir uma gaita-de-fole? (quero tê-la já!)

Os prazos de construção de cada artesão podem variar entre 3 a 9 meses, ou por vezes até um ano, dependendo dos materiais escolhidos, das exigências do comprador ou da lista de espera de clientes que o artesão tenha de atender. Por norma, 6 meses é o prazo mais comum e o necessário para se construir um bom instrumento. Alguns artesãos até já aceitam encomendas através da Internet e são bastante rápidos no envio (demoram mais ou menos 3 meses). Alguns sites incluem um sistema que permite escolher vários materiais da Gaita-de-fole e calcular um orçamento final automaticamente.
A paciência é uma virtude - quando temos um bom instrumento para tocar, ao fim de algum tempo de espera, o investimento será amplamente compensado com a qualidade final. Um instrumento de boa qualidade, se for bem cuidado e tocado com rigor, pode durar para toda a vida e até, passar para outras gerações.

Como posso saber se uma gaita-de-fole é de boa qualidade?

A resposta mais óbvia é: tocando-a - para testar as suas capacidades, o timbre e a afinação, bem como a disposição dos elementos sonoros, o conforto ao tocar e a qualidade dos materiais e acabamentos. Mas isso nem sempre é possível. Se conhecer gaiteiros mais experientes, não há nada como perguntar qual é o artesão que recomendam para determinado tipo de gaita.
A reputação de um artesão é muito importante; se muitos músicos experientes recomendam determinado artesão, é certo que este terá boa qualidade - o mesmo pode acontecer ao contrário - se muitos músicos avisam contra a qualidade de certas gaitas, é provável que tenham razão.

Alguns truques para avaliar a qualidade:

1 - Verifique bem as juntas de ligação das buxas ao fole: têm de estar bem atadas e não devem deixar escapar ar. As buxas nunca devem estar coladas ao fole. Se vir indícios de cola na ligação do fole às buxas, é a garantia de que se trata de uma gaita de má qualidade.
O fole também deve ser bem estanque. Coloque rolhas nas buxas, deixando o soprete na buxa respectiva e experimente encher o fole todo e apertá-lo - se perder ar, é mau sinal.
Buxas, soprete, fole? O que é isso? »

2 - NUNCA compre uma gaita com fole de borracha. Os foles de borracha não absorvem a humidade, acumulam-na e isso estraga as palhetas e as peças do instrumento, que ficam encharcadas em água, danificadas e por vezes, apodrecidas. Os foles de borracha são usados sobretudo em gaitas baratas e de má qualidade.
Os foles de pele natural ou Gore-tex são sempre mais indicados.

3 - Coloque o dedo mínimo ou indicador dentro da campânula do ponteiro e sinta a textura: a superfície deve ser polida e macia - se sentir farpas de madeira ou uma superfície rugosa: torça o nariz! Essa gaita não tem um acabamento cuidado e logo, é provável que a construção não tenha sido muito rigorosa!...

4 - Verifique a junção das peças: as juntas devem estar bem vedadas e as peças devem encaixar de forma suave, sem estarem demasiado soltas ou demasiado presas. As micro-fugas de ar geram instabilidade na afinação do bordão, por exemplo. Por outro lado, as peças demasiado presas não permitem afinar o instrumento como deve ser e até se podem partir, se exercermos demasiada força.

5 - Hoje em dia, para muitos modelos de gaitas, há uma relativa unidade dos critérios de construção: verifique se o calibre interno das buxas e o calibre externo dos espigos é homogéneo em todas as peças do instrumento para o mesmo artesão. Esses pequenos detalhes indicam se o instrumento foi feito com atenção aos pormenores ou se foi feito de forma displicente.

6 - Com verniz ou sem verniz? Muitos artesãos aplicam uma camada de verniz no instrumento, depois de feito. O verniz pode ser brilhante ou mate. Como opção ao verniz, ainda há a goma-laca ou a cera, que duram menos tempo. Esses revestimentos destinam-se a proteger a superfície da madeira das agressões exteriores, sobretudo quando o instrumento é novo.
No entanto, há gaitas disponíveis sem revestimento, se o gaiteiro assim o quiser - mas as madeiras têm de estar bem curadas, para que não sofram danos com as variações de humidade e temperatura.

7 - Verifique a afinação com um afinador electrónico cromático, com microfone embutido (vendem-se muito baratos e portáteis em qualquer loja de música). Ou melhor ainda, dê-a a experimentar a um gaiteiro mais experiente. Ele poderá avaliá-la melhor em todos os aspectos.

8 - Obviamente, pode ver o aspecto geral da gaita, pelo estado das madeiras, etc. Mas o aspecto não é tudo: uma gaita com mau aspecto pode ter uma excelente afinação e uma gaita com bom aspecto pode ter um som bastante mau. Por vezes vendem-se gaitas com bom aspecto, mas péssima afinação.

Tudo depende da arquitectura interna dos tubos sonoros, das medidas utilizadas e SOBRETUDO, da palheta, que tem de estar bem cuidada e afinada.

Um bom artesão de gaita-de-fole trabalha sempre com palhetas cuidadosamente afinadas e seleccionadas, que podem ser construídas por ele ou encomendadas a um artesão especializado.
Pergunte sempre ao artesão que tipo de palhetas prefere e como as afina - geralmente com cada gaita são fornecidas pelo menos 2 palhetas (uma pronta a tocar e outra de substituição).

9 - E como em tudo na vida: atenção, paciência e bom senso. Faça muitas perguntas, compare orçamentos e prazos de vários artesãos e consulte músicos mais experientes para obter uma segunda opinião. Se vai comprar um instrumento musical, não se arrependa mais tarde, por ter feito uma compra por impulso!

Ilustrações por Cyanide & Happiness @ explosm.net/comics

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de F. | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados